Serviço de Atendimento ao Consumidor

 

Declaração de privacidade da Reebok

 

 

INTRODUÇÃO E ÂMBITO DE APLICAÇÃO DA PRESENTE DECLARAÇÃO DE PRIVACIDADE

 

A Reebok é uma marca do Grupo adidas[1]. O Grupo adidas é composto pela adidas AG (Adi-Dassler-Straße 1, 91074 Herzogenaurach, Germany) e pelas suas entidades afiliadas que incluem a adidas do Brasil LTDA. no endereço Rod. Régis Bittencourt, km 282 nº 1962 Galpão 7 (DVR Business Park) - Município de Embú – SP.

A adidas do Brasil LTDA, (a seguir designada «Reebok/a empresa») pretende proporcionar aos seus utilizadores a melhor experiência possível com a Reebok. A empresa utiliza informações pessoais que o utilizador partilhe com a mesma para proporcionar uma experiência dos seus produtos e serviços cada vez melhor. A presente declaração de privacidade visa dar ao utilizador uma visão clara sobre a forma como a empresa utiliza e se dedica a proteger as informações pessoais fornecidas pelo utilizador e sobre os direitos e as opções de que este dispõe para as controlar e proteger a sua privacidade. Descreve igualmente quais as informações pessoais que a empresa recolhe sempre que o utilizador visita o sítio Web, as lojas físicas ou utiliza aplicações móveis disponibilizadas por esta, bem como a forma como as utiliza e as partilha com terceiros.

 

A empresa utiliza informações pessoais para vários efeitos, os quais se descrevem em mais pormenor a seguir.

 

INFORMAÇÕES PESSOAIS DO UTILIZADOR RECOLHIDAS PELA EMPRESA

 As «informações pessoais» são informações que estão relacionadas com o utilizador e que o identificam pessoalmente, quer sejam fornecidas individualmente ou em conjunto com outras que sejam disponibilizadas à empresa. A Reebok recolhe vários tipos e categorias especiais de informações pessoais (tais como dados em matéria de saúde e outros dados confidenciais) sobre o utilizador, incluindo o seguinte (quando aplicável):

 

AUTENTICAÇÃO ÚNICA GLOBAL DA REEBOK

Se o utilizador se inscreve numa conta da Reebok, o que lhe permite utilizar os mesmos dados de início de sessão em qualquer parte do mundo, a empresa solicitar-lhe-á o nome, o endereço de correio eletrónico, a data de nascimento e a palavra-passe.

 

Conta de utilizador da Reebok

A Reebok recolhe igualmente as informações seguintes quando o utilizador se inscreve numa conta se este optar por fornecê-las: o número de telefone, o sexo, as preferências pessoais, a identificação utilizada em redes sociais, caso opte por iniciar sessão através deste meio, a idade ou a data de nascimento.

 

Utilização dos produtos e serviços da empresa

Quando o utilizador utiliza os produtos e serviços da empresa, são-lhe solicitadas informações pessoais (ser-lhe-á explicado quais as informações necessárias e as que possa optar por fornecer no momento da recolha destas informações), tais como:

  • o endereço postal e os dados de pagamento ao efetuar uma encomenda a partir da loja online;
  • a data de nascimento e/ou confirmação de ser maior de idade;
  • o endereço de correio eletrónico na inscrição de um dos concursos da empresa, distribuição de ofertas gratuitas («ofertas gratuitas») ou boletins informativos;
  • um registo da correspondência trocada entre o utilizador (incluindo qualquer opinião fornecida sobre algum produto ou serviço) e o serviço de apoio ao cliente, no caso de contacto.

 

Aplicações da Reebok
O utilizador tem à sua disposição várias aplicações que lhe permitem transferir e/ou armazenar determinadas informações. Dependendo da aplicação, a empresa solicita ao utilizador informações pessoais (é explicado ao utilizador quais as informações necessário fornecer e quais as que pode fornecer para a compreensão das suas preferências), tais como:

  • dados em matéria de saúde e desporto (por exemplo, horas de início e de fim de treino físico, tipo de atividade, duração, ritmo, distância, calorias, «RunScore» e velocidade);
  • medições corporais, tais como peso, altura e ritmo cardíaco;
  • localização.

 

Autenticação nas redes sociais

Se o utilizador optar por criar uma conta da Reebok através da sua conta de rede social (tal como o Facebook), as credenciais de autenticação serão importadas através da sua conta de rede social. O utilizador deve ter em atenção que quando seleciona esta opção «autenticação na rede social», a empresa utilizará as seguintes informações pessoais:

  • a identificação no Facebook

A empresa recebe igualmente determinadas informações pessoais (que o utilizador concordou em estarem acessíveis no seu perfil público) através da rede social, tais como:

  • o nome, a idade, a localização, as preferências, a profissão, e outras informações constantes do perfil público, tais como fotografias ou listas de amigos da rede social, bem como os «gostos».  Estas informações não serão partilhadas com a Reebok pelo Facebook, se o perfil do utilizador for privado.

Estas informações não são solicitadas pela Reebok, mas são fornecidas pela rede social através da opção de autenticação nas redes sociais se o perfil do utilizador for público, em conformidade com os termos de utilização da mesma rede social. A Reebok não utilizará tais informações sem o consentimento do utilizador.

 

Informações recolhidas automaticamente pela empresa

A empresa também recolhe informações pessoais sobre o utilizador quando este interage com a marca, os sítios Web e as aplicações e sobre a forma como as utiliza, da maneira seguinte:
 

§  Sítios Web: recolha de informações sobre os sítios Web da Reebok que o utilizador visita e utiliza. Quando o utilizador visita um dos sítios Web da empresa, os seus dados são enviados do navegador para o servidor. As informações pessoais do utilizador serão recolhidas desta maneira, tais como: 

  • o endereço IP;
  • a data e hora da visita e a duração no sítio Web da Reebok;
  • o URL de referência (o sítio de onde o utilizador veio);
  • as páginas visitadas no sítio Web da Reebok; e
  • as informações sobre o dispositivo e navegador (tais como, o tipo e a versão do navegador, o sistema operativo, etc.).
     

§  Cookies e dispositivos semelhantes: A empresa e os seus parceiros utilizam várias tecnologias para recolher e armazenar informações quando os utilizadores visitam o seu sítio Web ou aplicações, e isto inclui o envio de um ou mais cookies ou outros dispositivos semelhantes para o dispositivo do utilizador. Clique aqui para mais informações sobre a utilização de cookies e dispositivos semelhantes e como desativá-los.

 

§  Informações da localização: Quando o utilizador utiliza um serviço ativado por localização, a empresa envia um aviso em tempo oportuno para recolher e processar informações sobre a sua localização, por exemplo, através de sinais de GPS enviados por um dispositivo móvel. Também utiliza várias tecnologias para determinar a localização, tais como os dados ativados por sensor a partir de um dispositivo que possa, por exemplo, fornecer informações, estando próximo de pontos de acesso Wi-Fi, pontos de comunicação de campo próximo («NFC») e torres de telefonia móvel. O utilizador pode, regra geral, desativar o envio da sua localização através das definições do dispositivo e a empresa informá-lo-á quando tiver de utilizar as informações da localização.
 

 

Origem das informações

Grande parte das informações recolhidas constitui informações pessoais que o utilizador forneceu voluntariamente, por exemplo, através dos sítios Web, das lojas online, das aplicações móveis da empresa, etc. Outras origens a partir das quais a empresa pode obter informações pessoais são:

 

§  os seus sistemas de ponto de venda ([ou seja, determinadas informações que podem ser recolhidas sobre o utilizador quando efetua uma compra numa das lojas]);

§  outras empresas do Grupo adidas; e

§  terceiros (tais como instituições de crédito de referência, organismos reguladores/responsáveis pela aplicação da lei, empresas que fornecem bases de dados disponíveis comercialmente, etc.).

 

UTILIZAÇÃO DAS INFORMAÇÕES PESSOAIS DO UTILIZADOR

As informações pessoais recolhidas, quando o utilizador cria pela primeira vez uma conta, serão utilizadas para efeitos de identificação e autenticação nos serviços da Reebok, de maneira a que o mesmo utilize sempre os mesmos dados de conta para iniciar sessão em qualquer lugar e em qualquer dispositivo. A autenticação única global permite que os sistemas da Reebok identifiquem o utilizador em qualquer parte do mundo, o que significa que não é necessário registar-se de novo se iniciou sessão num outro país.

Além disso, a Reebok criará um perfil para o utilizador com as informações necessárias para lhe apresentar os seus produtos e serviços. As informações pessoais recolhidas a partir de outras origens diferentes das acima mencionadas serão utilizadas no formato em que são recebidas ou, se adequado, combinadas com as informações pessoais obtidas a partir de outras origens internas ou externas. A empresa utiliza e analisa estas informações pessoais para outros efeitos, descritos a seguir:

 

§  Melhoria dos produtos e serviços: a empresa utiliza as informações pessoais do utilizador para criar um perfil, a fim de compreender a forma como este utiliza os seus produtos e serviços, tendo em vista desenvolver produtos e serviços mais interessantes e pertinentes, bem como personalizar aqueles que lhe são oferecidos.
 

§  Tratamento da encomenda: a empresa utiliza as informações pessoais pertinentes descritas acima (incluindo o nome, o endereço e os dados de pagamento do utilizador) para o tratamento e a entrega da encomenda e a notificação do estado da mesma. Além disso, a empresa pode utilizar a idade, o ano de nascimento ou a confirmação de maioridade para comprovar que o utilizador tem a idade mínima prescrita no seu país para efetuar compras online e saber se é considerado menor para efeitos da lei de proteção de dados e de marketing.

 

§  Realização de verificações: a empresa utilizará igualmente as informações pessoais do utilizador para avaliar o risco de crédito e impedir qualquer situação fraudulenta. Para este efeito, a empresa poderá precisar de partilhar as informações pessoais do utilizador com os seus prestadores de serviços em matéria de notação de crédito (ver «Partilha das informações pessoais do utilizador» a seguir).

 

§  Serviço de apoio ao cliente: quando o utilizador contacta este serviço (ou vice versa), a empresa utilizará informações pessoais, tais como informações sobre a encomenda e histórico de contacto, a fim de tratar do pedido e proporcionar o melhor serviço possível.
 

  • Produtos e serviços, acordos e ofertas da Reebok: a empresa utilizará as informações pessoais para fornecer ao utilizador produtos e serviços solicitados por este, tais como promoções, programas de fidelização, eventos e outras aplicações. Isto incluirá, quando aplicável, a utilização de informações pessoais do utilizador para participação em concursos, ofertas gratuitas e promoções, através dos dados de contacto para eventos e utilização de informações como a localização das aplicações móveis da empresa (tais como as aplicações de exercícios como a corrida).

 

 

  • Aplicações Reebok: se o utilizador optar por transferir uma aplicação da Reebok, a empresa apenas recolhe categorias especiais de informações pessoais, caso tenha obtido o consentimento expresso do utilizador, conforme exigido pela lei aplicável. As informações pessoais confidenciais (como os dados em matéria de saúde) obtidas através da aplicação serão recolhidas a partir do dispositivo do utilizador e armazenadas nos servidores da Reebok para os efeitos seguintes:
    • fornecer os serviços esperados pelo utilizador quando utiliza a aplicação;
    • pelas razões enunciadas na secção «Melhoria dos produtos e serviços» a seguir; e
    • pelas razões expostas na secção «Marketing» a seguir.

 

 

  • A autenticação nas redes sociais: (isso significa a utilização de credenciais de uma rede social como as informações de início de sessão de utilizador do Facebook para criar e iniciar sessão na conta Reebok) quando o utilizador utiliza a opção de autenticação nas redes sociais, a Reebok limita a utilização das informações de perfil público, o que é necessário para a criação da conta da Reebok. A Reebok, mediante a receção de quaisquer informações irrelevantes da rede social, ignora tais informações. Depois de ter criado a sua conta, o utilizador terá a oportunidade de a complementar com qualquer informação que gostaria de partilhar, tais como as informações pessoais que fornecer através de um questionário completo. Quaisquer informações complementares fornecidas pelo utilizador serão utilizadas para os efeitos explicados na presente declaração, inclusive, para valorizar seu perfil Reebok e personalizar a sua experiência com a Reebok.

                                                                                                       

  • Marketing: quando o utilizador se inscreve para receber boletins informativos da Reebok, pode criar uma autenticação única, utilizar uma aplicação da Reebok, encomendar um produto ou serviço online ou fornecer uma opinião a respeito ou utilizar o sítio Web, e a empresa utilizará as suas informações pessoais para criar um perfil com base nas informações que esta mantém sobre o utilizador. A Reebok cria o perfil do utilizador de acordo com suas preferências, a fim de lhe proporcionar a melhor experiência personalizada, enviar-lhe mensagens de marketing personalizadas e boletins informativos, para efeitos de estudo de opinião. A seguir, é possível encontrar uma descrição em mais pormenor sobre a forma como a empresa utilizará as informações pessoais do utilizador para estes efeitos.
     
  • Tipo de informações: a forma como o utilizador interage com a marca em todos os diferentes canais descritos acima (por exemplo, o sítio Web, as aplicações, as redes sociais e as mensagens de marketing que a Reebok lhe envia) e as informações recolhidas a esse respeito a partir de cada um desses canais fornece à empresa informações importantes sobre os seus interesses e preferências. Esta perceção dá a oportunidade de oferecer ao utilizador a melhor experiência possível com a Reebok. A Reebok, para conhecer melhor o utilizador e os seus interesses, analisa as suas interações com a marca através de vários tipos de informações, tais como as descritas acima.  Nomeadamente, é possível combinar as informações recolhidas pela empresa com as informações recolhidas por terceiros.  Se o utilizador deu o seu consentimento à Reebok para lhe enviar comunicações de marketing, a empresa utiliza as informações fornecidas pelo utilizador ao interagir com ela, para o envio de mensagens de marketing personalizadas sobre produtos ou serviços, eventos, ofertas gratuitas e promoções da Reebok. Em alguns casos, a empresa também agrega as suas informações pessoais com as de outros terceiros, para criar relatórios abrangentes sobre a utilização dos produtos e serviços e a experiência da marca pelo cliente.

 

  • Tipo de canais: a empresa enviará comunicações de marketing direto ao utilizador através dos canais que este optar, tais como correio eletrónico, telefone, ou redes sociais. A empresa solicita o consentimento do utilizador, sempre que exigido pela lei aplicável, a fim de utilizar os dados de contacto fornecidos pelo mesmo para lhe enviar as nossas comunicações de marketing personalizado.  

 

  • Tipo de mensagens: as mensagens a enviar serão personalizadas e adaptadas às preferências individuais e aos interesses do utilizador. São utilizadas análises, a fim de gerar tais mensagens personalizadas. Estas mensagens de marketing direto podem incluir informações sobre produtos e serviços, eventos, ofertas gratuitas ou promoções e notícias da Reebok. Em determinadas circunstâncias, a empresa também utiliza os canais para estudos de opinião (por exemplo, para questionar o utilizador sobre uma possível participação num estudo) e para compreender melhor a sua experiência com a Reebok e melhorá-la, incluindo o envio de mensagens personalizadas.
     
  • «Retargeting»: os sítios Web e as aplicações da empresa utilizam tecnologias de «retargeting». Isto permite mostrar aos visitantes, que já estavam interessados na loja e nos produtos e/ou serviços, os anúncios a partir de sítios Web parceiros. A empresa acredita que a apresentação de anúncios personalizados, com base no interesse é mais interessante e pertinente para os clientes do que os anúncios que não têm uma ligação pessoal. As tecnologias de «retargeting» analisam as informações recolhidas sobre as interações com cada plataforma da Reebok, como descrito acima em relação ao marketing, incluindo os cookies e a apresentação de anúncios com base no anterior comportamento de navegação na Web do utilizador. Clique aqui para obter mais informações sobre cookies e instruções sobre como desativar o «retargeting». O utilizador deve ter em atenção que os sítios Web geralmente não estão configurados para responder a sinais de não rastreamento do navegador Web.

 

  • Anúncios: a empresa trabalha com empresas externas à Reebok que utilizam tecnologias de rastreamento para apresentar anúncios em seu nome na Internet. Estas empresas podem recolher informações pessoais sobre as visitas dos utilizadores aos sítios Web ou às aplicações e a sua interação com as comunicações da empresa, incluindo os anúncios.
     
  • Melhoria da recolha dos dados: embora as informações pessoais sejam obtidas de várias origens, a empresa combina-as em determinadas circunstâncias, a fim de melhorar a sua compreensão sobre as necessidades e preferências do utilizador em relação aos produtos e serviços da Reebok. Por exemplo, é possível combinar as informações que o utilizador forneceu diretamente com as informações recolhidas automaticamente, tais como metadados ou endereços IP ou dados de navegação anónima recolhidos através da utilização de cookies, sendo mais tarde possível determinar que estes dados dizem respeito ao histórico de navegação do utilizador e combiná-los com as informações existentes sobre ele. Também é possível combinar estas informações com outras (tanto pessoais como anónimas) que a empresa obteve de terceiros. É possível utilizar as informações mantidas para correlacionar as interações do utilizador com a empresa através de um dispositivo (tal como um navegador num computador) e as interações do utilizador com a empresa através de outro dispositivo (tal como uma aplicação num telefone). Especificamente, é possível efetuar qualquer um destes exercícios para conseguir enviar ao utilizador mais marketing personalizado ou preparar campanhas de marketing mais eficazes.  

 

§  Melhorar os produtos e serviços: a empresa utilizará as informações pessoais que mantém sobre o utilizador (bem como as informações de anonimização ou pseudo-anonimização criadas a partir das informações pessoais) para a realização de análises e estudos, incluindo:

  • ciência/análise de dados, pelas quais são combinadas informações (tais como informações pessoais e/ou informações pessoais confidenciais obtidas através da utilização de uma aplicação desportiva da Reebok ou do histórico de navegação do utilizador) que a empresa mantém em grande escala para:
    • conhecer mais os clientes e as suas preferências;
    • identificar padrões e tendências entre os clientes;
    • melhorar a experiência do utilizador nos sítios Web da empresa;
    • fornecer informações, conteúdos e ofertas adaptados às necessidades dos clientes;
    • estudos em geral e fins estatísticos; e
    • fins de relatórios agregados no âmbito do Grupo adidas;
  • desenvolver novos produtos e serviços;
  • monitorizar o desempenho dos produtos e serviços e/ou melhorar a tecnologia;
  • conseguir enviar ao utilizador mensagens de marketing personalizadas;
  • apresentar anúncios online ao utilizador.

 

  • Sítios Web: as informações pessoais recolhidas através dos sítios Web da empresa, tais como através de cookies ou outras tecnologias de rastreamento, serão utilizadas para permitir a avaliação dos comportamentos de navegação dos seus sítios Web, compreender onde podem ser feitas melhorias, otimizar os produtos e serviços e personalizar e melhorar a experiência do utilizador nos sítios Web e nas aplicações do utilizador.

 

  • Análise de desempenho: a empresa utilizará as informações pessoais do utilizador (incluindo a anonimização e agregação das mesmas com outras informações pessoais do cliente) para efeitos de vendas, cadeia de fornecimento e análise financeira, para determinar o desempenho da Reebok e onde podem ser feitas melhorias e, quando necessário, comunicá-las às empresas afiliadas do Grupo ou à empresa-mãe.

 

  • A empresa solicitará o consentimento do utilizador se desejar utilizar as suas informações pessoais para outros fins que não os indicados na presente declaração de privacidade e, na medida do necessário, para o fazer nos termos da lei aplicável.

 

PARTILHA DAS INFORMAÇÕES PESSOAIS DO UTILIZADOR

A empresa trata as informações pessoais com cuidado e com base na confidencialidade e não as partilha com terceiros, exceto nos casos descritos a seguir:


Com as outras entidades do Grupo adidas

 

A empresa partilha informações pessoais limitadas que o utilizador fornece quando se inscreve (nome, endereço de correio eletrónico, palavra-passe e data de nascimento) com outras entidades do Grupo adidas para ativar a autenticação única global e para fins de autenticação, para que o utilizador possa utilizar as mesmas informações de início de sessão em qualquer parte do mundo e para que os sistemas reconheçam os seus dados.

 

A empresa poderá partilhar informações que mantém do perfil do utilizador com outras entidades do Grupo adidas se ambas as entidades forem responsáveis pelas suas informações pessoais, ou se as outras entidades atuam como fornecedores de serviço e processam as suas informações pessoais sob as instruções ou em nome do utilizador. 

 

A empresa também partilhará outras informações pessoais do utilizador, bem como informações anónimas e agregadas, com outras entidades do Grupo adidas (tais como a adidas AG, a empresa-mãe do Grupo e/ou outras entidades adidas, conforme necessário). As empresas utilizarão essas informações pessoais para análise de tendência.


Com os fornecedores de serviço

A empresa partilhará informações pessoais limitadas que o utilizador fornece quando se inscreve para uma autenticação única da Reebok (nome, endereço de correio eletrónico, palavra-passe e data de nascimento) com os nossos fornecedores de serviços na nuvem para efeitos de identificação e autenticação, para que o utilizador possa iniciar sessão na conta da Reebok rapidamente e com a facilidade e a rapidez que espera da empresa, a partir de qualquer lugar do mundo.

 

A empresa também partilhará as informações pessoais do utilizador conforme necessário e apenas para os efeitos descritos acima com vários terceiros que procedem ao tratamento das mesmas em nome da empresa, tais como terceiros que gerem o programa de fidelidade e/ou os concursos de ofertas gratuitas, alojamento, entrega, pagamento e prestadores de serviços de gestão de fraude, agências de notação de crédito e fornecedores de plataforma analítica. A empresa exige que estes prestadores de serviço e outros terceiros cumpram normas rigorosas no tratamento das informações pessoais, inclusive que as utilizem apenas em conformidade com as instruções da Reebok e as leis aplicáveis.

 

Com as redes sociais

O sítio Web e as aplicações, em certas circunstâncias, fornecem ao utilizador «plugins» de várias redes sociais. Se o utilizador opta por interagir com uma rede social como o Facebook ou o Twitter (por exemplo, com o registo de uma conta), a sua atividade no sítio Web ou nas aplicações também é disponibilizada a essa rede social. Se o utilizador tiver iniciado sessão numa destas redes sociais durante a sua visita a um dos sítios Web ou aplicações da empresa, ou interage com um dos «plugins» da rede social, esta pode adicionar estas informações ao perfil respetivo do utilizador nesta rede com base nas definições de privacidade. Caso o utilizador queira impedir este tipo de transferência de dados, é necessário que encerre sessão na conta da rede social antes de entrar num dos sítios Web ou aplicações da empresa, ou que altere as definições de privacidade na aplicação, sempre que possível. O utilizador deverá ler as políticas de privacidade dessas redes sociais para obter informações em pormenor sobre a recolha e transferência de informações pessoais, quais os direitos que detém e como pode manter as definições de privacidade adaptadas às suas necessidades.

 

Com a aplicação jurídica e judicial

A Reebok divulgará informações pessoais sempre que exigido por lei ou processo judicial, para a administração da justiça, para proteger o seu interesse vital, para investigações pela aplicação jurídica ou por organismos regulamentares, para proteger e defender os direitos jurídicos e a propriedade da Reebok, para proteger a segurança pessoal do sítio Web da Reebok ou dos utilizadores das aplicações (móveis) ou por ordem de uma injunção válida de um tribunal ou serviço de aplicação da lei.
 

Com o consentimento do utilizador

A empresa partilhará as informações pessoais do utilizador com terceiros (diferentes dos descritos acima, por exemplo, ginásios e clubes desportivos ou quando o utilizador decide ligar os seus dispositivos com dispositivos de terceiros) noutras circunstâncias limitadas. Nessas circunstâncias, a empresa, sempre que exigido pela lei aplicável, obtém o consentimento do utilizador para partilhar as suas informações pessoais desta forma.

 

PROTEÇÃO DAS INFORMAÇÕES PESSOAIS DO UTILIZADOR

 

A empresa compromete-se a proteger as informações pessoais do utilizador e a implementar medidas de segurança técnicas e organizacionais adequadas para as proteger de qualquer tratamento não autorizado ou ilícito e de qualquer perda, destruição ou danos acidentais.

 

RETENÇÃO DAS INFORMAÇÕES PESSOAIS DO UTILIZADOR

 

A empresa manterá as informações pessoais do utilizador durante dois anos a partir da sua última interação com a mesma, tais como a data em que a conta foi excluída, a última compra, a última vez que utilizou um das aplicações ou a data em que foi contactado ou interagiu, a não ser que um maior ou menor período de retenção seja exigido por lei, seja necessário no decurso de processos judiciais ou, por outro lado, seja necessário para um determinado fim nos termos da lei aplicável.

 

Os exemplos seguintes ilustram a forma como a Reebok mantém as informações pessoais, enquanto for necessário, para um determinado fim:

 

§  a empresa pode manter as informações pessoais recolhidas durante uma compra enquanto exigido pela lei fiscal (mais de 2 anos em alguns países europeus);

  • a empresa pode manter as informações pessoais durante um período mais curto, se o utilizador solicitar a eliminação das suas informações pessoais. Em tal caso, a Reebok procurará eliminar as informações pessoais dentro de um período máximo de um mês a contar da data do pedido;

§  As informações recolhidas associadas a promoções serão mantidas durante um período não superior a um mês após o final da promoção.

 

TRANSFERÊNCIA A NÍVEL INTERNACIONAL DAS INFORMAÇÕES PESSOAIS DO UTILIZADOR

Salvo indicado em contrário, a empresa armazena e trata as informações pessoais em conformidade com as normas da União Europeia. Haverá, no entanto, ocasiões em que a empresa precisa de transferir as informações pessoais do utilizador para fora do Espaço Económico Europeu («EEE»), para um país que não apresenta o mesmo nível de proteção de dados como o país onde o utilizador normalmente utiliza os produtos e/ou serviços. Por exemplo, as informações pessoais fornecidas pelo utilizador quando este se inscreve numa conta da Reebok serão armazenadas pela União Europeia, e ainda por outras entidades do Grupo adidas e pelos fornecedores de serviços na nuvem localizados fora do EEE, para efeitos de autenticação da conta e início de sessão. Nestas circunstâncias, a empresa tomará as medidas apropriadas para garantir que as informações pessoais do utilizador recebem a proteção adequada. Normalmente, tais medidas incluem a realização de avaliações de segurança dos dados de todos os destinatários e a celebração de contratos com esses destinatários para garantir que aplicam medidas técnicas e organizacionais apropriadas, iguais ou semelhantes às da Reebok para a proteção adequada dos dados.

 

INFORMAÇÕES SOBRE MENORES

Como regra geral, a empresa não recolhe intencionalmente informações pessoais de crianças com idade inferior a 13 anos. Se a empresa tomar conhecimento de que, inadvertidamente, recolheu informações pessoais de crianças com idade inferior a 13 anos, tomará medidas para excluir essas informações o quanto antes, exceto quando a lei aplicável exija mantê-las.

 

Sempre que a empresa tome conhecimento de que uma criança tenha idade superior a 13, mas é considerada menor nos termos da lei aplicável, obterá o consentimento dos pais/tutores, antes de utilizar as suas informações pessoais.

 

LIGAÇÕES PARA OUTROS SÍTIOS WEB E SERVIÇOS

Os sítios Web da empresa podem incluir ligações para sítios Web de terceiros e alguns dos seus serviços dão acesso ao utilizador aos serviços de terceiros (tais como as redes sociais).

 

A empresa não controla a forma como os sítios Web e serviços de terceiros tratam as informações pessoais do utilizador. A empresa não avalia os sítios Web e serviços de terceiros e não se responsabiliza pelos mesmos ou pelas suas práticas de privacidade. O utilizador deverá ler as declarações de privacidade de quaisquer sítios Web e serviços de terceiros aos quais tem acesso a partir dos sítios Web e serviços de terceiros da empresa.

 

OS DIREITOS DO UTILIZADOR EM RELAÇÃO ÀS SUAS INFORMAÇÕES PESSOAIS

A empresa valoriza a concorrência leal e a transparência. É recetiva às informações pessoais que recolhe e tem implementado mecanismos que permitem ao utilizador exercer quaisquer direitos respeitantes às suas informações pessoais.
 

Acesso e correção das informações pessoais

Se o utilizador tiver encomendado produtos ou serviços ou estiver registado na empresa através de uma conta, é-lhe possível ter acesso a uma quantidade significativa das suas informações pessoais através de um dos sítios Web da empresa. Os sítios Web, geralmente, apresentam a opção ao utilizador de adicionar, atualizar ou remover informações de que dispõem.

Se quaisquer informações pessoais que a empresa detém sobre o utilizador não estiverem acessíveis através do sítio Web, o utilizador pode enviar-nos um pedido de acesso para estas informações sem qualquer custo adicional, através dos dados de contacto indicados no final da presente declaração de privacidade.

 

Após a receção do seu pedido e das informações suficientes para verificar a sua identidade, a empresa fornece ao utilizador uma cópia das suas informações pessoais, à qual o utilizador tem direito nos termos da lei aplicável. A empresa também confirmará os fins para os quais essas informações pessoais serão utilizadas, os seus destinatários e a origem das informações.

O utilizador poderá pedir por escrito a alteração de determinadas informações pessoais que considere incorretas ou irrelevantes ou o bloqueio, a eliminação ou a remoção das suas informações pessoais. A empresa procederá à atualização, ao bloqueio, à eliminação ou à remoção das suas informações pessoais em conformidade com a lei aplicável.

 

DEIXAR DE RECEBER E CANCELAR MENSAGENS DE MARKETING

Todas as comunicações de marketing incluem a opção de deixar de receber mensagens futuras, por exemplo, uma ligação através da qual o utilizador pode cancelar sua assinatura. O utilizador também pode deixar de receber mensagens por determinados canais (por exemplo, por correio eletrónico ou SMS) como indicado na mensagem recebida por esse canal ou através das definições da sua conta da Reebok.

 

Se o cliente optar por deixar de receber mensagens de marketing da Reebok, pode utilizar a ligação de cancelamento incluída nas mensagens que recebeu ou, em alternativa, pode entrar em contacto com:
 

Departamento de apoio ao cliente

Disponível no endereço eletrónico https://www.reebok.com.br

 

 

Equipa responsável pela proteção de dados

Por correio eletrónico: atendimentoreebok@reebok.com

 

O utilizador deve ter em atenção que, se optar por deixar de receber mensagens de marketing conforme explicado acima, a Reebok continuará a tratar as suas informações pessoais, nomeadamente, para lhe permitir compreender os seus interesses e as suas preferências, mas deixará de utilizar as suas informações pessoais para lhe enviar mensagens de marketing personalizadas ou não. Para cancelar total ou parcialmente esse tratamento, consultar a explicação indicada no parágrafo anterior.

 

O utilizador deve ter em atenção que é possível enviar mensagens através de algumas aplicações móveis, incluindo (caso tenha indicado a sua permissão) as mensagens «push», por exemplo, sobre novos produtos ou serviços. Neste caso, a aplicação móvel, em particular, enviará apenas avisos em tempo oportuno antes de a empresa enviar ao utilizador notificações «push».  O utilizador pode desativar estas mensagens através das definições do telefone ou da aplicação, ou optar por desinstalar a aplicação para deixar de receber as mensagens.
 

 

ELIMINAÇÃO DAS INFORMAÇÕES

O utilizador pode, a qualquer momento, solicitar à Reebok a eliminação das suas informações pessoais.  A Reebok terá em consideração o pedido e cumpri-lo-á em conformidade com a lei aplicável, conforme explicado acima.

 

ALTERAÇÕES À PRESENTE POLÍTICA

A Reebok assumiu o compromisso de respeitar os princípios fundamentais de privacidade e proteção de dados. Por conseguinte, avalia regularmente a sua declaração de privacidade online, a fim de garantir que se encontra isenta de erros e claramente visível nos sítios Web que incluem informações adequadas sobre os direitos do utilizador e das atividades de tratamento pela mesma, e que é aplicada e está em conformidade com a lei aplicável. A empresa pode atualizar a presente declaração de privacidade regularmente, a fim de a manter atualizada, acompanhar o ritmo dos novos desenvolvimentos e das oportunidades relacionadas com a Internet e estar em conformidade com a lei aplicável. Se a empresa proceder a alterações significativas em relação à presente declaração de privacidade, o utilizador será informado do mesmo através da publicação de uma notificação nos seus sítios Web e/ou aplicações móveis, juntamente com uma versão atualizada da declaração de privacidade.

 

Se o utilizador tiver alguma dúvida sobre a utilização das suas informações pessoais pela empresa, o exercício dos seus direitos ou a declaração de privacidade, poderá entrar em contacto com:
 

Serviço de apoio ao cliente

Disponível no endereço eletrónico https://www.reebok.com.br

Equipa responsável pela proteção de dados

Por correio eletrónico: atendimentoreebok@reebok.com

 

Se preferir entrar em contacto por correio normal, o utilizador deverá enviar o seu pedido para o seguinte endereço:
 

adidas do Brasil LTDA.

Rod. Régis Bittencourt, km 282
nº 1962 Galpão 7 (DVR Business Park)
Município de Embú – SP

 

DECLARAÇÃO RELATIVA AOS COOKIES          

O QUE O UTILIZADOR DEVE SABER SOBRE OS COOKIES
 

Em primeiro lugar: o que são cookies?

Os cookies são pequenos ficheiros de texto armazenados no computador ou dispositivo móvel do utilizador quando este visita um sítio Web. Nesta secção, o termo «cookies» será convenientemente utilizado como um termo técnico abrangente para, por exemplo, «cookies», «flash cookies» e «web beacons». Não ocupam muito espaço e são removidos automaticamente quando a sessão tiver expirado. Alguns cookies expiram no fim da sessão de Internet, enquanto outros são guardados durante um período de tempo limitado.
 

Em segundo lugar: quais os diferentes tipos de cookies utilizados?

Existem diferentes tipos de cookies com diferentes utilizações. Alguns existem apenas para permitir ao utilizador a navegação no sítio Web e a visualização de alguns recursos. Outros dão uma ideia da experiência de navegação do utilizador, ou seja, quando o utilizador tem dificuldade em encontrar o que procura, é possível melhorar a sua próxima visita e torná-la tão agradável quanto possível. 

Os cookies definidos pela Reebok são chamados de «cookies do sítio visitado».  Os cookies definidos por terceiros são chamados de «cookies de terceiros».  Os cookies de terceiros permitem que os recursos ou as funcionalidades de terceiros sejam apresentados no sítio Web (por exemplo, os anúncios, os conteúdos interativos e as análises).  As partes que definem estes cookies de terceiros podem reconhecer o computador ou dispositivo móvel, quando o utilizador visita o sítio Web em causa e, igualmente, quando visita outros sítios Web.  A empresa utiliza cookies do sítio visitado e cookies de terceiros por várias razões.

 

A razão mais importante é a de que os cookies são necessários. São essenciais e ajudam o utilizador a navegar no sítio Web e a utilizar recursos básicos, tais como os «plugins» de multimédia. Além disso, existem os cookies funcionais que permitem ao utilizador guardar o cesto de compras, criar uma lista de pedidos e guardar os dados de envio do produto para um processo de finalização da compra mais rápido. Os cookies analíticos e de desempenho são utilizados para melhorar o sítio Web. A empresa também gosta de apresentar ao cliente ofertas pertinentes. Para as gerir, recolhe dados de navegação, que podem estar associados a um identificador único (clique aqui para a presente declaração de privacidade). Os cookies interativos são utilizados para o utilizador interagir com as redes sociais ou enviar comentários.  Os cookies de «retargeting», de publicidade e de redes sociais captam as preferências do utilizador, a fim de apresentarem anúncios pertinentes fora dos sítios Web da Reebok. Além disso, os cookies de redes sociais podem ser utilizados para rastrear a atividade do utilizador nas plataformas das redes sociais.

 

Em terceiro lugar: por que é que a empresa utiliza cookies?

 

A Reebok utiliza cookies, principalmente, para garantir que a visita dos utilizadores ao seu sítio Web seja tão agradável quanto possível, bem como para fins relacionados com publicidade nas próximas visitas a outros sítios Web. A seguir, é apresentada uma descrição geral mais elaborada dos tipos de cookies utilizados e por que motivo são utilizados:

 

  1. COOKIES ESSENCIAIS

São essenciais e ajudam a navegar, a movimentar-se no sítio Web e a visualizar alguns recursos (por exemplo, estes cookies garantem que o cesto de compras é guardado durante todas as etapas do processo de finalização da compra). Estes cookies são essenciais para permitir a funcionalidade principal do sítio Web. Estes cookies são armazenados durante o período de sessão de navegação.
 

  1. COOKIES ANALÍTICOS E FUNCIONAIS

Existem para facilitar a experiência do utilizador (por exemplo, estes cookies ajudam o utilizador a guardar o cesto de compras e a lembrar-se dele, permitindo-lhe criar uma lista de pedidos). Estes cookies permitem analisar a utilização do sítio Web para ser possível avaliar e melhorar o seu desempenho. Estes cookies podem ser utilizados pela empresa ou por terceiros em nome desta (ver a ferramenta de opção de exclusão de cookies) e são armazenados durante o período de sessão de navegação.

 

  1. COOKIES DE PUBLICIDADE E DE REDES SOCIAIS

§  Estes cookies lembram o utilizador do produto e das preferências de compra ou ajudam nos esforços de marketing de outras formas. Estes cookies permitem partilhar dados, tais como aqueles de que o utilizador gosta, com os anunciantes da Reebok, para que o anúncio que o utilizador vê, consiga ser mais pertinente em relação às suas preferências (por vezes referidos como «cookies de retargeting»).

§  Ajudam a compreender o comportamento de consumo dos visitantes. Isto permite que a empresa continue a melhorar o seu sítio Web, para facilitar e tornar mais agradável o processo de compra e melhorar as mensagens de marketing enviadas aos clientes (por vezes referidos como «cookies de desempenho»).

§  São utilizados para que o utilizador possa expressar a sua opinião. Estes cookies permitem que o utilizador faça um gosto ou uma recomendação da empresa nas redes sociais e comunique com os agentes de apoio ao cliente através de espaços de discussão. Porém, o cliente também pode informar outros (potenciais) clientes, classificando e avaliando os produtos da empresa (por vezes referidos como «cookies interativos»).

 

Informações adicionais
 

E se o utilizador não gostar de cookies?

O utilizador pode alterar as definições do navegador para eliminar ou impedir que certos cookies sejam armazenados no computador ou dispositivo móvel sem o seu consentimento explícito. A secção «Ajuda» no navegador deverá fornecer informações sobre como gerir as definições dos cookies. Funcionamento dos cookies em diferentes navegadores:
 

Internet Explorer: http://support.microsoft.com/gp/cookies/en

Mozilla Firefox: http://support.mozilla.com/en-US/kb/Cookies

Google Chrome: http://www.google.com/support/chrome/bin/answer.py?hl=en&answer=95647

Safari: http://support.apple.com/kb/PH5042

Opera: http://www.opera.com/browser/tutorials/security/privacy/

Adobe (flash cookies): http://www.adobe.com/security/flashplayer/articles/lso/

O utilizador deve ter em atenção que pode visitar os endereços eletrónicos http://www.aboutads.info/choices ou http://www.youronlinechoices.eu/ para se informar sobre as opções de exclusão de certas atividades orientadas para anúncios de alguns terceiros com quem a empresa colabora.  O utilizador precisará de visitar esses sítios Web a partir de um navegador e dispositivo, a fim de garantir que fica abrangido pela opção de exclusão. Dado que a ferramenta de opção de exclusão pode depender de cookies, o utilizador pode precisar de visitar estes sítios Web novamente para redefinir as suas preferências, caso elimine os cookies.

 

Com que frequência a empresa atualiza a presente declaração de cookies?

A atualização da presente declaração de cookies é feita regularmente para, por exemplo, refletir as alterações feitas aos cookies utilizados ou por outras razões de ordem operacional, jurídica ou regulamentar.  Por conseguinte, o utilizador deve reler a presente declaração de cookies regularmente, para se manter informado sobre a utilização de cookies e as tecnologias relacionadas da empresa. 

A data, na parte superior da presente declaração de cookies, refere-se à sua última atualização. 

 

Por fim: onde pode o utilizador obter mais informações?

No caso de dúvidas sobre a utilização de cookies ou outras tecnologias, enviar uma mensagem para o seguinte endereço de correio eletrónico atendimentoreebok@reebok.com

 

 

ÚLTIMA ATUALIZAÇÃO: 23.03.2018

 


[1] No respeitante à presente política de privacidade, o Grupo adidas é composto por todas as entidades do Grupo envolvidas ou responsáveis pelas marcas do Grupo adidas (que incluem a Reebok e a TaylorMade).